Sabedoria para a Vida.

Prof. Almir de Carvalho - especialista em Acumpuntura pela Universidade de Beijing (China)
Pós Graduado em Yoga pela FMU.


Sabedoria pode ser definida como uma forma de viver que segue os princípios da natureza e faz dela instrumento para a saúde e desenvolvimento do amor. Enquanto o conhecimento intelectual precisa necessariamente de interferência e estímulo externo para seu desenvolvimento, a sabedoria é um conhecimento interno, da natureza humana em todos os seus aspectos, corpo, mente, emoção e espírito.

Costumamos dizer que os mais velhos são sábios e é claro, a experiência de vida nos ensina muito. A sabedoria está intimamente ligada ao controle sobre a mente e suas manifestações através dos desejos, do instinto, das neuroses, dos pensamentos, do consumo excessivo, das memórias, e do ego. Na verdade, a natureza da mente humana não é o seu conteúdo e ela só poderá ser compreendida quando estiver vazia. Neste momento a mente se revela clara como a água cristalina de uma lagoa, se revela verdadeira e pode espelhar a essência individual. Percebam que existem vários aspectos da mente que nos fazem crer que somos determinada pessoa, que pensa, sente, gosta, deseja, age, se preocupa, ou seja, nos dão a idéia de individualidade. Esta individualidade nos faz crer que somos separados do todo, quando na verdade, somos um só, separados apenas pela idéia que cada um faz de si e do mundo.

A sabedoria portanto, é um processo de despojamento da mente, de liberdade dos pensamentos que nos fazem separados do todo. É um contínuo processo de religamento e fortalecimento do amor e da compaixão.

O mundo moderno vive um pensamento de desligamento e individualização excessivos, que criam mentes violentas contra seus semelhantes e podemos ver isto nas guerras políticas e religiosas pelo mundo, mas que também é refletido nos conflitos familiares, na matança dos animais e na destruição da natureza que é o nosso maior bem.

O Yoga por ser um sistema prático adianta o caminho na busca da sabedoria. Nos coloca em contato direto com a essência mental que está por trás dos pensamentos. "Quando deixamos de dar atenção aos pensamentos eles deixam de existir e sem os pensamentos, podemos vislumbrar a beleza simples da vida vivendo plenamente cada momento".

Quando acordarem, espreguice e boceje bastante antes de levantar. Coma devagar mastigando bastante os alimentos. Quando encontrarem alguém para conversar, ouça com bastante atenção. É muito mais importante ouvir do que falar. Quando ouvimos atentamente o que o outro fala estamos dando importância para esta pessoa. Não exagerem nas palavras, nas atitudes, não aja com violência por menor que seja. Quando ficarem irritados com alguma coisa, pensem que isto vai passar, não dê corda para este sentimento. Saiba que tudo o que acontece conosco, nos ensina alguma coisa importante para o crescimento emocional.

"O mundo não precisa de tecnologia, dinheiro e guerras. Ele precisa de sabedoria, disciplina, compaixão e amor".


Categoria: Artigo

Publicado em:

Publicações

VER TODOS
Homenagem de Sunamita para Robson Ferreira Da Silva

Homenagem de Sunamita para Robson Ferreira Da Silva

Meu querido cunhado, ja faz quase dois anos que voce partiu e parece que foi ontem, quero dizer que sinto muito a sua falta. O que mais me deixa feliz...  

 26 out, 2018 Homenagem 79

  • ENDEREÇO e TELEFONE

  •    Rua dos Manacás, 1400 - Jd. Primavera
  • CEP: 09361-110 - Mauá-SP [ver mapa]
  • 11 4513-3113 / 11 4513-3738
  • 11 4546-3147 / 11 9.8553-1605

Cadastre-se e receba nossos informativos relacionados.

by Redbit