Felicidade é uma Conquista

Prof. Almir de Carvalho - especialista em Acumpuntura pela Universidade de Beijing (China)
Pós Graduado em Yoga pela FMU.


Desde o nascimento até a morte passamos por muitas experiências, algumas boas e outras ruins. O fato é que buscamos ser felizes. Normalmente tendemos a apostar a nossa felicidade em coisas materiais, posses, etc. Isto é instintivo, social e educacional, ou seja, aprendemos e vivemos em função da sobrevivência financeira. As empresas baseiam o seu sucesso no valor financeiro que elas conseguem, e não na qualidade de vida das pessoas que trabalham nela. “O sucesso tem que vir a qualquer custo, não importam quantas cabeças vão rolar”. Também temos o hábito de julgar as pessoas pelo que elas possuem financeiramente e não como elas são na intimidade.

Quando estamos doentes costumamos dar atenção ao corpo doente e não aos nossos pensamentos, emoções e atitudes que são possíveis causas das doenças. Habituamos a ver apenas aquilo que nossos olhos físicos vêem, mas não os olhos do coração, que são muito mais sutis. Desta forma percebemos que focar as coisas materiais é muito mais simples e espontâneo. Entendam como coisas materiais, não só o dinheiro, mas objetos, pessoas e o próprio corpo. Sabemos que todos os objetos físicos são impermanentes, temporários e de certa forma ilusórios, uma vez que eles vão desaparecer mais cedo ou mais tarde, se os objetos físicos são impermanentes e temporários, o que é permanente e real em nossas vidas? Por que temos tantas dificuldades em encontrar a felicidade? A felicidade está fora ou dentro de nós? Existe a felicidade?

A felicidade é um sentimento muito pessoal que independe, em parte, de fatores externos. É um sentimento do coração. Existem pessoas pobres financeiramente que são muito felizes em outros aspectos. E existem pessoas muito ricas financeiramente, mas pobres em questões emocionais, mentais, éticas, espirituais e sociais.

É preciso descobrir qual é o valor da felicidade para cada um de nós. O que nós verdadeiramente queremos e precisamos? Se você tem objetivos e se sente bem quando segue em direção a eles provavelmente você está no caminho certo. Uma coisa é certa: colocar a saúde e a educação em primeiro lugar em nossas vidas pode garantir, em parte, o encontro com a felicidade. A felicidade não é um sentimento que conquistamos a curto prazo. Ela é algo que brota em nossos corações a medida que praticamos atitudes correspondentes como o amor ao próximo, a disciplina com a saúde física e mental, com equilíbrio em nossas atitudes, respeito, compromisso com o que dizemos aos outros, carinho, afeto. Estas são práticas que encurtam o caminho da felicidade.

NAMASTE


Categoria: Artigo

Publicado em:

Publicações

VER TODOS
Homenagem de Sunamita para Robson Ferreira Da Silva

Homenagem de Sunamita para Robson Ferreira Da Silva

Meu querido cunhado, ja faz quase dois anos que voce partiu e parece que foi ontem, quero dizer que sinto muito a sua falta. O que mais me deixa feliz...  

 26 out, 2018 Homenagem 79

  • ENDEREÇO e TELEFONE

  •    Rua dos Manacás, 1400 - Jd. Primavera
  • CEP: 09361-110 - Mauá-SP [ver mapa]
  • 11 4513-3113 / 11 4513-3738
  • 11 4546-3147 / 11 9.8553-1605

Cadastre-se e receba nossos informativos relacionados.

by Redbit