A Escravidão dos Pensamentos Não Controlados.

Prof. Almir de Carvalho - especialista em Acumpuntura pela Universidade de Beijing (China)
Pós Graduado em Yoga pela FMU.


A capacidade de pensar tornou o homem o ser mais evoluído do planeta. Através do pensamento podemos promover mudanças, criar algo novo, imaginar o futuro, lembrar do passado, planejar nossas metas, enfim, esta capacidade fortaleceu a idéia do livre arbítrio, ou seja, somos responsáveis pelo que acontece em nossas vidas. O pensamento do homem criou muitas invenções que revolucionaram o mundo e facilitaram as nossas vidas.

Podemos dividir os pensamentos em dois tipos: pensamentos gerados por nós e pensamentos captados do inconsciente coletivo. Este é mais parecido com a intuição. Estas duas formas de pensamentos produzem emoções correspondentes a eles. De certa forma podemos controlar o que pensamos, desde que aprendamos a meditar. A meditação serve como um filtro para os excessos de pensamentos que invadem nossa mente e fogem ao nosso controle. Estes pensamentos, quando negativos, nos escravizam e geram diversos distúrbios físicos e mentais. Quanto mais queremos nos livrar deles, mais fortalecidos eles se tornam. Desta forma ocorre uma briga interna entre os inimigos invisíveis e a nossa vontade de sentir paz. A paz só ocorrerá quando esta briga inteira se acabar. Como isto é possível?

Em primeiro lugar através da aceitação, ou seja, aceitar que estes pensamentos são conseqüência de hábitos alimentados durante anos por nós mesmos. Ninguém pode produzir os pensamentos por nós! Em segundo lugar, após a aceitação, ocorre um gradativo esvaziar da mente onde podemos imprimir os pensamentos que desejamos para uma vida mais feliz e harmoniosa. Para isto precisamos ter certeza do que queremos. Saber o que se deseja na vida é fundamental para planejar detalhadamente cada passo até chegarmos lá. Desta forma, todo o nosso ser, incluindo o corpo, as energias, a mente, as emoções, estarão a nosso favor em busca de realizações.

A seguir, uma prática simples para fazer todos os dias ao acordar: sente-se de forma confortável ( se tiver dificuldade, sente-se em uma cadeira). Mantenha a coluna ereta. Feche os olhos e apenas preste atenção à sua respiração por 5 minutos. Você verá que não é fácil manter a atenção fixa na respiração, a mente é muito agitada, mas insista. O importante é não brigar com a mente. Após este tempo a mente deverá estar mais calma. Neste momento visualize as coisas que você quer para a sua vida. Forme uma imagem mental de como você quer que aconteça com todos os detalhes e observe como se sente. O nosso subconsciente não sabe distinguir realidade de imaginação, portanto, ele se prepara para realizar aquilo que você deseja. Lembre-se: “Se não controlamos nossos pensamentos, eles passam a nos controlar”.

NAMASTE


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